O Facebook começou ontem a permitir a criação de fotos em 360 graus diretamente pelo aplicativo. As imagens poderão ser compartilhadas na linha do tempo, em álbuns, e podem até mesmo ser usadas como imagem de capa no perfil do usuário.

Para capturar imagens nesse formato, o processo é quase o mesmo que para tirar fotos tradicionais. Basta abrir o app e clicar na parte de compartilhar um status. Lá, haverá o botão “Foto 360”. Ao clicar nele, o usuário verá uma imagem semelhante ao perfil de um panorama. Basta girar o celular em torno de si que a imagem será capturada e processada para virar uma foto em 360 graus. O vídeo abaixo mostra como o recurso funciona:

Ver uma foto em 360 com o celular é relativamente simples. A foto aparece na timeline como uma foto tradicional, mas, tocando nela e arrastando, é possível ver partes diferentes da imagem. Dessa maneira, ela fica parecendo uma panorâmica que dá a volta inteira em torno de um ponto. Segundo o TechCrunch, isso é possível graças a tecnologias de visão computacional usadas pela rede social.

De acordo com a empresa, o recurso tem o objetivo de facilitar algo que os usuários já faziam. Desde que o Facebook passou a ter compatibilidade para mostrar fotos em 360 graus na linha do tempo, mais de 70 milhões de fotos desse tipo já foram compartilhadas.

Fonte: Olhar Digital