O bitcoin é uma criptomoeda que tem preço de mercado flutuante, o que pode dificultar a medição exata das transações em comparação com moedas convencionais. O site Real Time Bitcoin oferece alternativa ao permitir conferir essa volatilidade em tempo real. A página exibe um painel com o valor de compra da moeda atualizado constantemente e permite selecionar a moeda de conversão entre dólares, euros e outras 14 opções — o real não está disponível.

A ferramenta foi criada pelo programador Johan Nordberg. Os números são obtidos em bases de dados públicas como Blockchain, Bitstamp e Kraken.

Além da cotação atual do bitcoin, o site mostra as quantias trocadas em transações online, o número de unidades em circulação e até a quantidade de energia gasta pela rede de computadores para produzir e transferir a soma.

A informação é importante por conta do grau de valorização recente do bitcoin — usado amplamente por hackers em ataques de ransomware, por exemplo. Dados do CoinMarketCap apontam que o total de dinheiro em forma de bitcoins no mundo já ultrapassa os US$ 30 bilhões, perto de R$ 1 trilhão na cotação atual.

O Real Time Bitcoin (realtimebitcoin.info) pode ser acessado em PCs e celulares. Além disso, também é possível usar outras ferramentas online e aplicativos para converter Bitcoin para Real, Dólar, Euro e outras moedas.

Fonte: TechTudo